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21 Modelos de OKR: Ideias prontas para cada área da sua empresa

OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia de gestão de metas, que se usada da maneira correta, pode ser bastante eficiente para acelerar os resultados da sua empresa. 

Mas definir OKRs pode ser uma tarefa complexa quando ainda não se está familiarizado com esse modelo, porque a mudança das metas tradicionais para a OKR leva um tempo para que possa ser assimilada.

Por isso mesmo, decidimos criar alguns Modelos de OKR prontos, para cada área de uma empresa, como Vendas, Marketing, Finanças, Administração, etc. 

Com eles, você vai poder ter uma base para definir quais as melhores metas para a sua empresa, não perdendo mais tempo com OKRs imprecisas e ineficientes. 

Confira neste post os 21 Modelos de OKR que separamos para você se inspirar e adaptar ao seu negócio.

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1. Modelos de OKR para Área de Marketing

A Área de Marketing é um dos setores responsáveis pelo rápido crescimento da empresa, estudando o público-alvo e entendendo os seus desejos, e assim utilizando estratégias que atraiam cada vez mais clientes. 

As OKRs então entram para medir e saber se essas estratégias estão sendo realmente eficientes. Veja só alguns exemplos:

Modelo 1

Objetivo: Aumentar o engajamento no Instagram da empresa

Resultado-chave 1: Crie 25 postagens de alta qualidade para toda semana;

Resultado-chave 2: Postar 7 stories por dia com conteúdos do mercado;

Resultado-chave 3: Chegar ao número de 10.000 seguidores.

Modelo 2

Objetivo: Melhorar o SEO do site

Resultado-chave 1: Colocar o site na primeira página para 10 palavras-chave;

Resultado-chave 2: Obter 15 novos links building de sites relevantes;

Resultado-chave 3: Resolver todos os problemas técnicos de SEO do site.

Modelo 3

Objetivo: Trazer mais leads qualificados de marketing

Resultado-chave 1: gere 35 MQLs da pesquisa paga a cada mês;

Resultado-chave 2: gere 30 MQLs da pesquisa orgânica a cada mês;

Resultado-chave 3: Gere 30 MQLs de email marketing a cada mês;

Resultado-chave 4: Gere 30 MQLs do marketing da comunidade a cada mês.

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2. Modelos de OKR para Área de Vendas

Toda empresa sabe que a área de vendas é muito importante para manter o fluxo de vendas da empresa. Para que o time responsável pelas conversões possa estar alinhado com os objetivos da empresa, a definição de OKRs deve ser bem definida. 

Aqui estão alguns modelos:

Modelo 1

Objetivo: Maximizar o resultado do funil de vendas

Resultado-chave 1: Entrar em contato com todos os leads MQL da semana passada dentro de uma semana;

Resultado chave 2: MQL para taxa de fechamento de vendas acima de 75%;

Resultado-chave 3: Fechar as vendas em até 2 semanas. 

Modelo 2

Objetivo: Aumentar as vendas de clientes de outros Estados 

Resultado-chave 1: Procurar 45 novos clientes de Amapá;

Resultado-chave 2: Entrar em contato com esses clientes três vezes por semana;

Resultado-chave 3: Vender pelo menos 3 produtos para cada um dos clientes.

Modelo 3

Objetivo: Aumentar a equipe de vendas

Resultado-chave 1: Contratar 2 novos gerentes de vendas;

Resultado-chave 2: Contratar 14 novos representantes de vendas;

Resultado-chave 3: Implementar com sucesso o plano de expansão de 2023.

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3. Modelos de OKR para Área de TI

Com o rápido avanço das tecnologias e a criação de novas ferramentas no meio digital, a Área de TI precisa ter a habilidade de sempre se manter atualizada. 

Para que a equipe de TI se adapte rapidamente às mudanças do mercado, é preciso definir e alinhar boas metas de OKR. Confira só:

Modelo 1

Objetivo: Manter a inovação na empresa 

Resultados-chave 1: Criar uma nova solução de TI por semestre;

Resultados-chave 2: Oferecer ao menos uma atualização de sistema para cada solução por trimestre;

Resultados-chave 3: Levar o time de TI a 3 eventos de tecnologia no ano.

Modelo 2

Objetivo: Melhorar os processos de teste

Resultados-chave 1: Minimizar em 20% os bugs críticos;

Resultados-chave 2: Realizar ao menos 15 sessões de teste por semana;

Resultados-chave 3: Diminuir o tempo de teste em 65%.

Modelo 3

Objetivo: Oferecer uma excelente experiência de suporte ao cliente

Resultados-chave 1: Reduzir o tempo médio de atendimento em 35%;

Resultados-chave 2: Criar um novo software de suporte ao cliente;

Resultados-chave 3: Automatizar o atendimento Implementando chatbot no aplicativo.

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4. Modelos de OKR para Área de Operações

A Área de Operações é um dos setores de grande importância dentro da empresa, desempenhando o papel de comandar os processos operacionais e de gestão estratégica. 

Com a OKR bem definida nesta área, você garante o sucesso da sua empresa. Veja alguns modelos para adotar:

Modelo 1

Objetivo: Criar um escritório que tenha eficiência operacional

Resultado-chave 1: Automatizar o armazenamento de dados;

Resultado-chave 2: Comprar novos materiais de escritório de qualidade;

Resultado-chave 3: Minimizar o uso desnecessário de suprimentos.

Modelo 2

Objetivo: Aumentar a eficiência da organização

Resultado-chave 1: Introduzir novas ferramentas de trabalho que possam melhorar o desempenho das tarefas;

Resultado-chave 2: Fazer um treinamento de uso sobre essas novas ferramentas;

Resultado-chave 3: Garantir que a produtividade organizacional aumentou em 60% com essas ferramentas.

Modelo 3

Objetivo: Melhorar o processo de gerenciamento de estoque

Resultado-chave 1: Planejar a necessidade de estoque futura;

Resultado-chave 2: Classificar a organização os itens no estoque;

Resultado-chave 3: Adquirir novo software para gerenciar e rastrear todo o inventário.

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5. Modelos OKR para Recursos Humanos

Os Recursos Humanos são responsáveis tanto pela atribuição de novos recursos, quanto pela responsabilidade de gerenciar salário, benefícios e treinamentos internos. 

Para que o RH da sua empresa desenvolva um trabalho de qualidade, alinhar as OKRs é fundamental.

Confira as OKRs para Recursos Humanos:

Modelo 1

Objetivo: Aumentar a produtividade das equipes

Resultado-chave 1: Implementar sistema de recompensa por metas;

Resultado-chave 2: Fazer treinamentos semanais com os líderes de equipe; 

Resultado-chave 3: Verificar com os setores a necessidade de ferramentas mais produtivas.

Modelo 2

Objetivo: Aprimorar o processo de recrutamento e seleção 

Resultado-chave 1: Reformular a descrição dos benefícios das vagas;

Resultado-chave 2: Implementar um teste de perfil para auxiliar na triagem;

Resultado-chave 3: Selecionar pelo menos 15 pessoas para fazer a entrevista de cada vaga.

Modelo 3 

Objetivo: Garantir um salário adequado aos funcionários 

Resultado-chave 1: Comparar o salário atual com o benchmark de outros salários no mercado;

Resultado-chave 2: Implementar PLR semestral de acordo com os resultados;

Resultado-chave 3: Adicionar outros benefícios além do salário. 

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6. Modelos de OKR para Área de Finanças

Ao lidar com o faturamento da empresa e as suas economias, a Área de Finanças precisa ter muita organização e controle, e as OKRs podem ajudar ainda mais esse setor. 

Os modelos de OKR para finanças são: 

Modelo 1

Objetivo: Planejar a estratégia financeira do ano que vem

Resultado-chave 1: Reunir com os gerentes de cada setor para planejar gastos futuros;

Resultado-chave 2: Rastrear e evitar gastos desnecessários;

Resultado-chave 3: Finalizar o orçamento de todo o ano até novembro.

Modelo 2

Objetivo: Melhorar as finanças da empresa

Resultados-chave 1: Aumentar a receita em 35%;

Resultados-chave 2: Diminuir os custos operacionais em 20%.

Resultados-chave 3: Reduzir os gastos com materiais em 5%.

Modelo 3

Objetivo: Reduzir as despesas para otimizar nossa operação

Resultados-chave 1: Criar um novo relatório de despesas;

Resultados-chave 2: Alinhar com o RH iniciativas para redução de gastos na folha de pagamento;

Resultados-chave 3: Elaborar um plano de ação com o setor de produção para reduzir gastos relacionados a perda de inventário.

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7. Modelos de OKR para Área de Suporte ao Cliente

Responsável por manter o contato direto com o cliente, a Área de Suporte ao Cliente oferece ajuda no atendimento e tem como um dos maiores objetivos oferecer a melhor experiência para o cliente.

A implementação das OKRs pode ajudar a aumentar a satisfação do cliente e diminuir o número de reclamações. Veja só alguns exemplos de OKR:

Modelo 1

Objetivo: Aumentar a adesão dos produtos oferecidos

Resultado-chave 1: Garantir que a satisfação do cliente seja superior a 83% em relação aos produtos;

Resultado-chave 2: Fazer uma pesquisa dos clientes sobre os produtos;

Resultado-chave 3: Organizar reuniões com a equipe de marketing para entender as estratégias que estão sendo usadas e melhorar a comunicação com o cliente.

Modelo 2

Objetivo: Aumentar a satisfação dos clientes

Resultado-chave 1: Não passar de 15 minutos o tempo de espera no chat;

Resultado-chave 2: E-mails devem ser respondidos em até 24 horas;

Resultado-chave 3: Garantir que a pontuação de satisfação do cliente esteja acima de 95%. 

Modelo 3

Objetivo: Melhorar o desempenho do time de suporte

Resultado-chave 1: Realizar 1 treinamento sobre satisfação do cliente a cada mês;

Resultado-chave 2: Fazer onboarding e treinamento de 1 mês com os novos colabores do time de suporte;

Resultado-chave 3: Garantir que todos da equipe tenham uma pontuação de satisfação acima de 8.

Conclusão 

As OKRs possuem muita importância para o crescimento de uma empresa e na conquista de ótimos resultados.

Mas para que as metas sejam realmente eficientes, é preciso escolher OKRs que tenham relação com a estratégia do seu negócio e o seu mercado de atuação. 

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